O deputado Darcísio Perondi, depois de oito anos, passou a presidência da Frente Parlamentar para o deputado Osmar Terra
A Frente Parlamentar da Saúde foi reinstalada para a nova Legislatura no último dia 25 de março. Composta por 250 deputados e senadores de todos os partidos, a Frente tem como objetivo e implementação de uma Política Nacional de Saúde, assim como todos os aspectos que envolvam a melhoria da qualidade do serviço de saúde em todo o país, principalmente através de um financiamento adequado e suficiente.
Depois de oito anos como presidente do colegiado, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) conduziu o processo de escolha da nova diretoria para o biênio 2015/2016. Os membros também aprovaram uma nova designação para o colegiado, que passa a se chamar “Frente Parlamentar da Saúde e Defesa do SUS”.
A nova Mesa Diretora ficou assim composta:
– presidente: deputado Osmar Terra (PMDB-RS);
– 1º vice-presidente, senador Eduardo Amorim (PSC-SE);
– 2º vice-presidente, deputado Mandetta (DEM-MS);
– 3º vice-presidente, deputado Odorico Monteiro (PT-CE);
– secretária-geral, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC);
– secretária adjunta, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ);
– tesoureiro, deputado Paulo Foletto (PSB-ES);
– tesoureiro adjunto, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE);
– consultor jurídico, deputado Marcelo Belinati (PP-PR).
Também foram escolhidos os membros dos Conselhos Consultivo e Fiscal, representando todos os partidos políticos.
Segundo Darcísio Perondi, a grande “peleia” da Frente Parlamentar nos próximos anos será a de melhorar o orçamento da saúde, prejudicado por sucessivas ações do governo. Para isso, será necessária a aprovação de uma Emenda Constitucional, com o mínimo de 308 votos, para obrigar a União a investir 10% de suas receitas correntes brutas na saúde, como previa o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, o Saúde + 10, assinado por três milhões de brasileiros. O projeto foi enterrado pelo governo e, avalia Perondi, ainda pode ser ressuscitado.
Fonte: Assessoria de imprensa deputado Darcísio Perondi.