O Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora (HMMA), em Presidente Getúlio (SC), está comemorando, nesta sexta-feira (08), os 80 anos de sua fundação e os 60 anos da presença das Irmãs Franciscanas de são José à frente do trabalho. Durante a comemoração, também será inaugurada a reforma e ampliação do hospital.
Segundo o administrador do hospital, Fabiano Amorim, foram investidos R$ 3 milhões nas obras de reforma e ampliação, que foram financiadas pelo governo do Estado, por meio do Plano InvestSaúde, que é um fundo criado pela Secretaria de Estado da Saúde para garantir a realização de reformas e ampliações de unidades de saúde nos municípios conveniados. O fundo também financiou a compra de novos equipamentos para o hospital, como um aparelho de ultrassom, para ampliar o atendimento à população. Além disso, a comunidade também contribuiu, adquirindo móveis e utensílios para o hospital. Amorim explicou que a comunidade é parte integrante do HMMA, que mantém parcerias com a APAE, o Rotary e com os cidadãos. “Temos um relacionamento próximo com a comunidade e temos interação com nossos usuários. Sempre fazemos reuniões com a população, prestando contas e mostrando as melhorias que pretendemos implantar. Somos parceiros”, afirmou Amorim.
Com a reforma, o HMMA adaptou sua arquitetura à legislação atual, incluindo, por exemplo, banheiros adaptados nos quartos dos pacientes, atendendo às normas de segurança e possibilitando um atendimento mais humanizado e preparado. Atualmente, o Hospital atende a dez municípios na região de Presidente Getúlio, tendo realizado, de janeiro a novembro deste ano, mais de 20 mil consultas, 19 mil exames de imagens (raio-x, colonoscopia, endoscopia e ressonância), 560 internações cirúrgicas, 450 internações clínicas e atendimento de urgências e emergência, com plantão 24 horas. “Com a ampliação, dobramos o número de leitos disponíveis, o que vai nos permitir aumentar ainda mais o número de cirurgias e de qualidade no pós-operatório”, garantiu o administrador.
O Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora é associado à Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (Fehosc). As comemorações se iniciaram às 15h, com a celebração eucarística, presidida pelo Bispo de Rio do Sul, Dom Onésimo Alberton, e a presença de parlamentares, autoridades e benfeitores. Nos dias 09 e 10, a comunidade poderá visitar os espaços reformados, no horário de 14h às 16h.