Hospital Dom Orione inaugura casa de apoio e assistência a gestantes, bebês e puérperas

Por Rodrigo Martins

Uma casa acolhedora, confortável, bem estruturada e com um profissional de Enfermagem de plantão 24 horas por dia. Essas são as características da Mãe da Divina Providência – Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) do Hospital Dom Orione, em Araguaína/TO. A inauguração oficial da obra que irá beneficiar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região foi realizada na manhã desta segunda-feira, 28, e reuniu autoridades políticas e religiosas.

Com capacidade para acomodar até 20 pessoas, a casa Mãe da Divina Providência é uma residência provisória de acolhimento e acompanhamento de gestantes que apresentam agravos na gravidez, especialmente para aquelas que vêm de outros municípios para realizar o parto. “Uma casa para acolher o ser humano, onde as mães que estão com seus bebês internados na UTI Neonatal poderão ficar bem acomodadas, recebendo assistência médica, social e espiritual”, destacou o diretor presidente do Hospital Dom Orione, padre Jarbas Assunção Serpa.

A obra é uma parceria entre o Hospital Dom Orione e o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Durante a inauguração, o diretor presidente agradeceu os parlamentares do Tocantins que destinam recursos para a instituição. Entre eles os deputados federais Dulce Miranda, madrinha da casa, e Lázaro Botelho.

A inauguração contou com a presença do bispo da Diocese de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo, que proferiu a benção sobre o local e os participantes da cerimônia. “Este lugar é uma benção de Deus, não somente para Araguaína, mas também para quem chega à cidade para dar a luz e precisa de um apoio”, declarou.

Também estiveram presentes na inauguração o governador, Marcelo Miranda, a vice-governadora, Claudia Lélis, o secretário de Estado de Saúde, Marcos Esner Musafir, a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, a deputada federal, Josi Nunes, os deputados estaduais, Valderez Castelo Branco, Elenil da Penha e Jorge Frederico, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, o vice-prefeito, Fraudneis Fiomare e presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcos Marcelo.

FUNCIONAMENTO

Localizada próximo ao Hospital Dom Orione, a casa Mãe da Divina Providência tem como objetivo apoiar o cuidado às gestantes, recém-nascidos e puérperas em situação de risco, contribuindo para um cuidado adequado às situações que demandem assistência diária, mas não haja necessidade de internação hospitalar. A unidade dispõe de consultório médico, cozinha, sala de TV e cinco alojamentos climatizados com capacidade para acomodar 20 pessoas. Um técnico de Enfermagem dará assistência 24h por dia para as mães e bebês, que receberão alimentação e acompanhamento médico.

DEPOIMENTO

O Hospital Dom Orione é uma entidade filantrópica que oferta mais de 60% de seus serviços ao SUS. Tatiane Silva foi uma das pacientes atendidas durante sua gravidez – por mês a unidade realiza em média 500 partos (mais de 90% pelo SUS). Sua filha nasceu prematura e teve que ficar internada durante 89 dias, sendo 46 dias na UTI Neo Natal, 40 dias na Ucinco e 03 dias no Método Canguru.

Para Tatiane, o atendimento recebido no Hospital Dom Orione foi fundamental durante este período. “Sentia como se estivesse num hospital particular, o acolhimento foi maravilhoso”, declarou a mãe que ainda tinha ficado internada 10 dias antes do parto. “E depois que ela nasceu também, o suporte que a gente tem de médicos, fisioterapia, enfermagem, do pessoal do Banco de Leite, da sala do artesanato, assistente social, é um ambiente muito acolhedor”, destacou.

Tatiane conta que durante o período que acompanhou sua filha no Hospital conviveu com muitas mães que tinha vindo de outras cidades. A Casa da Gestante será o suporte ideal para estes casos. “É importante demais esse apoio para quem chega de tão longe de casa, longe da família, e ainda numa situação tão difícil que é um filho na UTI” comemorou.

A Casa Mãe da Divina Providência está situada em Araguaína/TO na Rua 22 de Novembro, n. 794, Centro (ao lado da Casa Tranoi).

Fonte: Assessoria de imprensa Hospital Dom Orione (TO)

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB