Proporcionar ainda mais segurança e comodidade a médicos e pacientes mostrando que, agora, eles não precisam mais deixar Piracicaba para ter acesso aos mais modernos e avançados exames para diagnósticos das doenças cardíacas é um dos objetivos do Instituto de Radiologia da Santa Casa de Piracicaba que, a partir das 19 horas desta quinta-feira, dia 1º, recebe cardiologistas de Piracicaba e região durante o 1º Workshop de Imagem em Cardiologia, no Restaurante Navegantes.
“Vamos apresentar aos colegas os novos e avançados métodos de imagem disponíveis na Santa Casa por meio de exames minimamente invasivos realizados por equipamentos de altíssima tecnologia que auxiliam na obtenção de diagnósticos mais rápidos e precisos”, disse o médico radiologista e coordenador do Instituto de Radiologia, Paulo Hatschbach.
Segundo ele, além da avançada estrutura diagnóstica que os cardiologistas têm a sua disposição, através de equipamentos adquiridos justamente com a finalidade de incorporar o avanço tecnológico aos processos, os cardiologistas contam também com o suporte de equipe médica experiente e altamente especializada nas diversas áreas de Diagnóstico por Imagem.
“Importante que eles conheçam também o trabalho e a capacidade técnica da equipe”, disse Hatschbach ao informar que a apresentação se dará por meio de temas para a abordagem das “Indicações e utilidade na prática diária da Tomografia Computadorizada Coronariana (TCC)” e “Como e onde a Ressonância Magnética Cardíaca (RMC) pode ajudar o clínico na investigação diagnóstica”.
Os temas serão explorados pelo cardiologista Otávio Rizzi Filho, especializado em Radiologia Cardíaca com fellowship no serviço de Imagem Cardiovascular em Ressonância e Tomografia Cardíaca do Brigham and Women’s Hospital – Harvard Medical School, Boston, USA; e Master in Public Health pela Harvard School of Public Health, Boston, USA. Atualmente, ele é professor da UNICAMP e médico do Instituto de Radiologia da Santa Casa de Piracicaba.
Ele explica que o exame de Tomografia Computadorizada Cardíaca é realizado por um tomógrafo de alta velocidade que “congela” o movimento do coração para obter imagens detalhadas das artérias coronárias e estruturas cardíacas em poucos segundos. “Enquanto o procedimento convencional usa uma fonte de raios-X fixa, produzindo imagens em dois planos, as tomografias computadorizadas usam aparelhos de raios-X que rodam a volta do corpo enquanto poderosos computadores geram imagens que podem ser reconstruídas em vários planos e até em 3D”, explica o médico.
O Serviço investiu também na aquisição de equipamento para realização de exames de Ressonância Magnética Cardíaca (RMC). “Ele permite a visualização completa do corpo humano, já que aumenta o contraste existente entre os vários tecidos do corpo, sejam eles musculares, ósseos ou sanguíneos”, disse Rizzi, lembrando que o procedimento é indicado para pacientes pós-infartados e suspeitos de isquemia, registrando precisão também na detecção de miocardites, identificação de tumores originários do próprio coração e anatomia cardiovascular, essenciais para o planejamento de uma cirurgia.
Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Piracicaba