Lei dos 60 dias é tema de debate na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

O Sistema Único de Saúde tem o prazo de até dois meses, a partir do diagnóstico, para iniciar o tratamento de pacientes com câncer. É o que determina a chamada de Lei dos 60 dias, em vigor desde 2012. Depois de cinco anos da edição desta medida, em alguns estados do país o início do tratamento chega a demorar dois anos.

Nesta quinta-feira (5), a Comissão de Seguridade e Família da Câmara Federal realizou, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, debate sobre a implementação da lei dos 60 dias. O e evento foi proposto por uma das autoras da lei, a deputada Federal Carmen Zanotto (PPS).

Para a deputada, é preciso ainda considerar a realidade de cada estado. Santa Catarina garante que está cumprindo a lei. O desafio, segundo a superintendente de serviços especiais e de regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Karin Gheller, é ampliar o acesso ambulatorial e permitir a antecipação do diagnóstico.

A presidente da Associação Brasileira dos Portadores de Câncer, Leoni Margarida Simm, concorda que o diagnóstico tardio reduz chances de cura e torna mais caro o tratamento.

A deputada Federal Carmen Zanotto reconhece que a lei tem lacunas e considera o estabelecimento de prazo para a realização de exames de diagnóstico como uma possibilidade de alteração do texto legislativo.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB