Durante o mês de junho, os hospitais filantrópicos do Paraná que fazem parte do Programa de Melhoria da Gestão em Hospitais Filantrópicos – Mais Gestão participaram do Módulo Financeiro.
O coordenador técnico de implantação do Programa, Albano Enrique Mayer, faz uma avaliação otimista do Mais Gestão. “O empenho das Federações surpreendeu a todos. Os gestores estão participativos e isso é muito gratificante”, ressaltou.
Esse foi o segundo módulo de treinamento das equipes que em abril passaram pelo módulo Pensamento Estratégico. Os hospitais já estão colocando em prática o que aprenderam no curso. “Cada setor está executando o que lhe foi designado. Na área de manutenção, por exemplo, está sendo feita toda organização de material. Também agilizamos os processos de comunicação interna e de planejamento financeiro mensal, além da informatização, o que já nos rendeu algumas economias. Esta é uma iniciativa excelente e que tem nos ajudado muito. Os funcionários que participam do curso tornam-se multiplicadores da informação e a partir daí todos passam a ser envolvidos”, destacou Daiane David, diretora administrativa da Santa Casa de Colombo.
Para Carlos Alberto de Assis, gerente operacional do Hospital Infantil da Santa Casa de Londrina, o programa direciona os trabalhos e contribui para algumas mudanças de conceitos. “Nosso conceito sobre gestão era mais administrativo e com o curso do primeiro módulo passamos a pensar mais sobre um modelo focado para a área de saúde”, explica. A Santa Casa de Londrina congrega quatro hospitais e a aplicação do programa Mais Gestão começou pelo Hospital Infantil onde já estão sendo implantadas as diretrizes definidas pelo Programa como o mapeamento de objetivos para elaboração do plano de ação.
Na próxima etapa do Mais Gestão, está prevista uma visita de benchmarking ao hospital referência do Programa, no Rio Grande do Sul, e a realização do Módulo de Mapeamento de Processos.