OMS alerta sobre altos índices de depressão

Especialista pontua os sinais que amigos e familiares devem ficar atentos

Cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão no mundo. No Brasil, esse número chega a 11,5 milhões, ou cerca de 5,8% da população, o maior índice da América Latina, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença, apontada como principal causa de afastamento do trabalho, fez com que a OMS lançasse em 2017 a campanha “Vamos Conversar?” sobre o tema, visando alertar profissionais e a população sobre a importância de se dar a devida importância ao tema.

Erroneamente associada a um estado de tristeza, a depressão pode se manifestar de diversas formas. “Alguns deprimidos perdem o apetite, outros comem compulsivamente. Existem pessoas que dormem muito mais e outros que perdem o sono ou apresentam insônia. Outro sinal bem recorrente são as queixas ou reclamações constantes, além da irritabilidade ou intolerância”, informa a psicóloga e professora do curso de Psicologia da Unijorge, Maria Cristina Goulart. Ela alerta que os amigos e familiares devem sempre ficar atentos a sintomas físicos acompanhados de uma mudança comportamental.

A especialista pontua que os tratamentos para depressão incluem psicoterapia e o uso de medicamentos. “É sempre importante passar por uma avaliação médica ou com um psicólogo, já que há muitas opções terapêuticas que podem servir de apoio”, ressalta Maria Cristina. Ela destaca a importância dos profissionais da saúde ficarem mais atentos aos sintomas dos pacientes e de como espaços de orientação podem fazer a diferença, muitas vezes encontrados em ambientes universitários.

Dados preocupantes
Além do Brasil, outros países apresentam altos índices de depressão: os Estados Unidos ocupa o primeiro lugar nas Américas, com 5,9% da população com a doença, ou 17,4 milhões de casos. Ucrânia, Austrália e Estônia também entram na lista, com 6,3%, 5,9% e 5,9%, respectivamente. “Há mais de 10 anos a OMS vem alertando sobre o aumento da depressão, mas poucas ações têm sido desenvolvidas pelos governantes em geral”, lamenta a professora.

De acordo com Maria Cristina, o alto índice da prevalência da depressão em um país como o Brasil pode advir de diversos fatores. “A falta de perspectivas melhores, um tempo prolongado de dificuldades no cotidiano e a falta de novas possibilidades são características presentes em vários países da América Latina e particularmente no Brasil. Situações de maiores dificuldades financeiras, instabilidades políticas e violência social promovem uma vida mais difícil, um cotidiano tenso e consequentemente a descrença no futuro ou numa vida melhor”.

Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa da Bahia

Últimas Notícias

Lives sobre o Mutirão de Cirurgias: Fehosp e Federassantas fortalecem a parceria para o sucesso da ação

Mutirão Nacional de Cirurgias: CMB e Ministério da Saúde divulgam guias e ferramentas para hospitais filantrópicos

EXPRESSINHO CMB – Semana de 01 a 05 de dezembro de 2025

CMB participa de live da Fehosp sobre o mutirão de cirurgias dos filantrópicos: esclarecendo dúvidas e fortalecendo a parceria com o SUS

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB