Dentro da programação da campanha “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama, realizada mundialmente durante o mês de outubro, a Santa Casa de Montes Claros promove atividades de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o tipo mais comum entre as mulheres, exceto câncer de pele.
A proposta da campanha é alcançar o maior número de mulheres, agindo assim para aumentar as chances de cura e contribuir para uma melhor qualidade de vida, por meio do diagnóstico precoce.
Prevenção para salvar vidas
Segundo estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer estão previstos 57 mil novos de câncer de mama em 2014 no Brasil. Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
No Norte de Minas, a Santa Casa dispõe de toda a tecnologia necessária para a prevenção e tratamento, referência para toda a região.
Programação
Na quinta-feira, 02 de outubro, foi realizado o lançamento da campanha na Santa Casa, com a presença das madrinhas do evento. Durante todo o mês diversas atividades estão previstas, tais como ampla divulgação nas redes sociais, iluminação e decoração especial em diversos pontos do hospital, panfletagem, caminhada, mutirão de mastologia e disponibilização do Caminhão do Rastreamento do Câncer de Mama, além da promoção de eventos internos que incluem apresentações artísticas e mostra de cinema.
De acordo com o Superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, a Santa Casa, como hospital referência em oncologia, que dispõe de toda tecnologia e profissionais capacitados para atuar na prevenção e no tratamento, se sente no dever, como instituição de saúde, referência para a região, realizar campanhas e estimular a participação da comunidade em prol dessa causa, que é urgente e necessária.
“Hoje, dia de lançamento da nossa campanha, estamos aqui, todos Juntos pelo Rosa, recebendo nossas queridas Madrinhas, que vão, em parceria conosco, divulgar a importância da prevenção e diagnóstico precoce para favorecer o sucesso do tratamento e aumentar as chances de cura”, afirma.
Ele ressaltou ainda que o acesso à informação é, sem dúvida, um dos maiores aliados no combate à doença, haja vista que a comunicação desempenha papel fundamental para ampliar o conhecimento e potencializar ações que visam à promoção da saúde, à prevenção e detecção precoce da doença, e, por fim, o atendimento qualificado ao paciente.
Campanha
O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado internacionalmente. O laço rosa simboliza o movimento que, a cada ano, luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce desse tipo de câncer. O evento começou nos Estados Unidos, onde vários estados promoviam ações isoladas referentes ao câncer de mama e mamografia no mês de outubro.
O Outubro Rosa foi trazido para o Brasil pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) em 2008, sendo símbolo da luta contra o câncer de mama. O movimento busca a detecção precoce da doença para a redução da mortalidade, o diagnóstico precoce, além de incentivar o governo brasileiro em investir no acesso ágil a tratamentos adequados às pacientes.