O Presidente e o Superintendente da CMB, Saulo Coelho e José Luiz Spigolon, participaram na manhã desta segunda-feira (29/04) do lançamento do Projeto Referencial de Implantação dos Novos Modelos de Remuneração de Hospitais, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro.
Para que chegássemos a esse lançamento foi necessário um intenso trabalho do GT Remuneração de Hospitais, que durou quase três anos e concluiu pela sugestão de duas modalidades de remuneração: conta aberta aprimorada, para procedimentos de baixa previsibilidade, e conta fechada (pacote) para aqueles de alta previsibilidade.
Na atual fase de implantação foram estabelecidas parcerias entre os hospitais e operadoras que aderiram ao Piloto para iniciarem a pratica do novo modelo. Dois hospitais filantrópicos aderiram ao projeto: a Santa Casa de Porto Alegre, parceirizada com a CASSI, e a Fundação Maternidade Sinhá Junqueira (Ribeirão Preto – SP), parceirizada com a Unimed de Ribeirão Preto.
Sem dúvidas este é o início de um novo momento na relação dos prestadores de serviços hospitalares e as operadoras de planos e seguros saúde.