Em comemoração ao ‘Dia Mundial do Diabetes’ (14 de novembro), a Clínica de Endocrinologia da Santa Casa BH e a equipe do programa de Mestrado Profissional em Educação em Diabetes do Instituto de Ensino e Pesquisa SCBH promovem, durante o mês de novembro, ações educativas sobre a importância da prevenção e do cuidado com o diabetes. O pé diabético – uma das complicações mais frequentes no diabetes – é uma lesão de difícil cicatrização que geralmente ocorre nos pés de pessoas que controlam mal a doença. Se não for tratado, pode levar à amputação. Manter a taxa glicêmica sob controle e fazer anualmente o exame completo dos pés (rastreamento da neuropatia) são fundamentais para evitar tais complicações.
Direcionada a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, será realizada no dia 7 de novembro a ‘Capacitação em Neuropatia e Pé Diabético’, com os seguintes os temas: fisiopatologia do pé neuropático diabético, isquemia, biomecânica do pé, tratamento da neuropatia, classificação de risco de úlceras neuropáticas e isquêmicas, além dos workshops ‘Exame do pé e instrumentos para diagnóstico da neuropatia’, ‘Remoção de calos e curativos’ e ‘Palmilhas e calçados especiais’. O curso acontecerá na sede do IEP SCBH (rua Domingos Vieira, 590 – Santa Efigênia), das 8 às 17:30 h. Já a abordagem prática desta capacitação – exames dos pés – será realizada no dia 21 de novembro, das 7:30 às 13:30 h, durante a ‘Campanha de Prevenção do Pé Diabético’ promovida anualmente no Centro de Especialidades Médicas SCBH (rua Domingos Vieira, 416 – Santa Efigênia). Durante a ação, as pessoas com diabetes que desejarem verificar em que grau de evolução estão seus pés poderão fazer o teste de sensibilidade. Os participantes receberão orientações de profissionais de saúde e o resultado do exame para que seja entregue ao médico. Outras informações e inscrições devem ser efetuadas portal santacasabh.org.br.
De acordo com a chefe da Clínica de Endocrinologia da Santa Casa BH, dra. Maria Regina Calsolari, o objetivo principal da capacitação é preparar mais profissionais para avaliação dos pés: “essa ação dá continuidade aos treinamentos feitos desde 2012 pelo Grupo Brasileiro do Pé Diabético – BrasPEDI, do qual o Ambulatório do Pé Diabético faz parte. Uma das principais funções do nosso ambulatório é realizar atendimentos preventivos para diagnosticar a neuropatia diabética que leva à insensibilidade dos pés e é o fator principal para formação de úlceras que podem ocasionar a amputação. O diabetes é uma pandemia mundial. Atualmente, temos cerca de 380 milhões de diabéticos no mundo. Espera-se para 2030 uma população de diabéticos de 576 milhões. Por isso, fazemos a prevenção para que o diagnóstico não evolua para o pé diabético”.
Fonte: Grupo Santa Casa BH