Santa Casa BH se ilumina pelo Setembro Verde

Campanha durante o mês incentiva a doação de órgãos

Nas noites de setembro, a partir desta sexta-feira (1º), a fachada da Santa Casa BH (SCBH) será iluminada com a cor verde. A iniciativa é a primeira de várias ações previstas para o mês em decorrência da campanha Setembro Verde, que incentiva a doação e o transplante de órgãos. 

Conforme o diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Dr. Guilherme Riccio, a campanha é importante para ajudar a incentivar a cultura da doação. “Um dos grandes ‘gargalos’ do transplante de órgãos no Brasil é a doação. Falta a conscientização da população da necessidade de que, mesmo naquele momento terrível que é a perda do ente querido, se dispor a doar esses órgãos. Saber que isso tem muita importância para as pessoas que estão na fila, aguardando”, destaca.

Para se tornar um doador de órgãos, basta que a pessoa comunique sua família. A doação só ocorre com autorização dos parentes mais próximos. Por isso, é importante as pessoas conversarem com seus familiares e expressarem o desejo de se tornarem doadores, após a morte. Este será um dos motes da campanha da Santa Casa BH.  “A legislação brasileira prevê que a família pode autorizar ou não. Mas, é claro que a família sempre respeita o desejo daquele que está vivo. Então, a pessoa deve se manifestar a favor da doação e dizer para seus familiares que, quando acontecer, ele quer ser doador. Isso é muito importante”, ressalta Dr. Guilherme. 

Dr. Guilherme lembra que um doador pode salvar várias vidas. “Correntemente, o doador de múltiplos órgãos resolve o problema de pelo menos quatro pacientes, com o coração, o fígado e os dois rins, num primeiro momento, além das córneas”.

Os transplantes na SCBH

O maior hospital 100% SUS de Minas Gerais é referência em transplantes no Estado. Em 2016, a SCBH realizou 233 transplantes e assumiu a liderança entre os 23 hospitais de Minas que ofereceram o serviço pelo Sistema Único de Saúde.

O Centro de Transplantes da Santa Casa BH possui infraestrutura moderna, tecnologia de última geração e equipe multiprofissional altamente especializada. A unidade possui capacidade integral para realizar, em média, 350 consultas mensais.

Em março de 2016, a instituição realizou seu primeiro transplante de fígado, um dos procedimentos médicos mais complexos da cirurgia moderna. O procedimento foi possível graças a uma parceria firmada com o Grupo de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas da UFMG e as Clínicas de Gastroenterologia, Cirurgia e Anestesiologia da SCBH. Desde então, foram feitas 19 cirurgias.

Em ação inédita, no mês de novembro, a SCBH realizou três transplantes simultâneos: um fígado e dois rins. As cirurgias foram possíveis graças a único doador de múltiplos órgãos, falecido no hospital.

Transplante de coração

A Santa Casa BH se prepara para realizar, em 2017, seu primeiro transplante de coração. “Recebemos a autorização do Ministério da Saúde. O serviço da Santa Casa BH já está credenciado. E agora estamos resolvendo os últimos detalhes para abrir o Ambulatório de Cardiopatia no CEM [Centro de Especialidades Médicas SCBH], para que a gente possa dar também a essas pessoas a chance de mudar completamente o curso de suas vidas”, enfatiza Dr. Guilherme Riccio.

Fonte: Assessoria de imprensa Grupo Santa Casa BH

Últimas Notícias

Webinar de Treinamento em Cibersegurança do Programa CMB Protege apresenta diagnóstico nacional dos hospitais filantrópicos

Site oficial do 34º Congresso CMB já está disponível com todas as informações do evento

Lula assina medida provisória que autoriza uso do FGTS por entidades filantrópicas da saúde

Mirócles Véras acompanha evento no Hospital Santo Antônio – Obras Assistenciais Irmã Dulce com a presença do Presidente Lula

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB