A Santa Casa de Juiz de Fora completa 160 anos no dia 06 de agosto, com a realização de diversas atividades para a comunidade. Nesta quarta-feira (06), o Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira celebra missa na Capela Senhor dos Passos, a partir das 19h.
Amanhã, dia 07, acontece o lançamento do selo comemorativo da Santa Casa pelos Correios, às 18h, no Salão Nobre do hospital, com apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Schmetterling.
Na sexta-feira (08), será realizada a solenidade comemorativa dos 160 anos, com apresentação do Coral Municipal e lançamento do novo vídeo institucional da Santa Casa. O hospital, que no último ano teve mais de 70% de seus atendimentos voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS), também vai inaugurar sua nova Central de Material Esterilizado, Endoscopia, alas oeste e sul do 11º andar, ala oeste do 12º andar, Unidade Coronariana e Hemodiálise, setores que atendem aos pacientes do SUS. “As certificações de qualidade e segurança do paciente são passos iniciais de um trabalho contínuo. Conferem ao Hospital mais organização, produtividade e credibilidade. Nossos desafios ainda são muitos, mas a comunidade já percebeu que estamos caminhando. Em 2014, ao completar 160 anos, estamos entregando para Juiz de Fora e região uma nova Santa Casa”, destacou o presidente, Dr. Renato Villela Loures.
Este ano, o hospital conquistou a Acreditação ONA e a certificação ISO 9001:2008, marcas de uma significativa melhoria na qualidade dos serviços prestados. Além disso, em 2013, a instituição foi certificada pelos Ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino.
As comemorações continuam no dia 14 de agosto, com a apresentação da Banda do Exército, às 13h, no adro da Capela, marcando a abertura da feira de artesanato “Santa Casa, Arte na Praça”, que irá expor e comercializar trabalhos manuais dos colaboradores do hospital até o dia 17.
E no dia 28 de agosto, a partir das 14h, os acontecimentos marcantes e os personagens que fizeram parte da trajetória da Santa Casa serão representados na exposição “A Arte de Contar uma História de Vida”, promovida pelo programa Vida Saudável Plasc, no Salão Nobre da Santa Casa. O evento é aberto ao público e também contará com apresentação teatral do grupo Divulgação, com atores da terceira idade.
História
Fundada em 6 de agosto de 1854 pelo Barão da Bertioga, José Antônio da Silva Pinto, e por sua esposa, a Baronesa Maria José Miquelina da Silva, a Santa Casa é a terceira instituição mais antiga de Juiz de Fora, só ficando atrás da fundação da Vila de Santo Antônio do Paraibuna, em 1850, e da instalação da Câmara Municipal, em 1853.
As obras do segundo prédio da Santa Casa foram concluídas em 2 de junho de 1898. No dia 11 de janeiro de 1898, chegaram à cidade as Irmãs de Santa Catarina contratadas por Braz Bernardino para a administração interna da Santa Casa.
O hospital desenvolveu-se, ampliou as suas acomodações, modernizou seus serviços, muniu-se de materiais e aparelhamento perfeitos, estendeu seu raio de atuação e colocou-se em situação de poder alargar seu programa de benefícios.
Em 1903, foi construído o jardim na frente do hospital. Em 1911, a Santa Casa contava com vários pavilhões e, neste ano, foi construído um novo centro cirúrgico.
Em 1913 foi construída mais uma enfermaria (atrás da Capela), pois o número de enfermos duplicara. Com o passar dos anos e a ampliação dos serviços, a construção de um novo edifício tornou-se inevitável.
Em julho de 1942 foram assinados os desenhos originais do atual prédio da Santa Casa, mas o lançamento da pedra fundamental só ocorreria em 28 de janeiro de 1948. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento de João Nogueira Penido Filho, que doou grande parte de sua fortuna para a construção. No início do século XIX, a Santa Casa realizou 188 cirurgias.
EVENTOS ABERTOS À POPULAÇÃO
Missa: 06/08/14, às 19h, na Capela Senhor dos Passos;
“Santa Casa, Arte na Praça” – Feira de Artesanato: 14 a 17/08, no adro da Capela, de 9h as 17h;
Exposição “A Arte de Contar uma História de Vida” e apresentação teatral do grupo Divulgação com atores da terceira idade: 28/08, às 14h, no Salão Nobre.
* Com informações da Assessoria de imprensa da Santa Casa de Juiz de Fora