O maior complexo filantrópico numa cidade do interior,do Norte e Nordeste do Brasil, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna chega ao seu centenário sábado (28) . Para marcar a data, a instituição preparou, com o apoio de empresários e da sociedade itabunense reunidos no Projeto Empresas e Amigos do Centenário, uma ampla e diversificada programação.
As comemorações começaram no dia 23 com a abertura da Exposição Fotográfica Santa Casa – 100 anos. A Mostra, que tem curadoria do Jornalista e membro da Irmandade, Ramiro Aquino, reúne 40 imagens e um pouco da história e atual fase da instituição.
Nesta quarta, às 16 horas, no Hospital Calixto Midlej Filho, ocorre a inauguração da Capela Nossa Senhora das Dores, com Missa celebrada pelo Bispo Dom Ceslau, seguida da reinstalação da Galeria em Homenagem aos Ex-Diretores do Hospital.
.Na quinta-fera (26) Celebração no Hospital São Lucas, às 16 horas, e a Confraternização dos Funcionários, às 19h30, na AABB, com o Protempo – Homenagens a 30 funcionários com mais de 30 anos de casa e em atuação, além de 20 outros ex-funcionários certificados na Homenagem A História dentro da História.
Na sexta-feira (27), também às 16 horas, no Hospital Manoel Novaes, haverá a inauguração das obras de Requalificação do Centro Cirúrgico, seguida da entrega da Brinquedoteca e Solarium Irmã Creuza Wanderley pelas Irmãs Auxiliadoras, que aproveitarão a data para inaugurar a sede oficial do grupo. Ainda neste dia, será inaugurada a Galeria dos Ex-Diretores do Hospital Manoel Novaes.
A programação será encerrada no sábado, às 20 horas, no Clube AABB, onde haverá a Solenidade de Outorga da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, horaria que, desde 2010, homenageia personalidades que contribuem para a consolidação da instituição. Para marcar a data, a atual provedoria decidiu pela criação da Medalha Calixto Midlej Filho, que diferente da Comenda, homenageia seguimentos com notória atuação em favor da Santa Casa.
“A noite será encerrada com o lançamento do novo livro de Dr. João Otávio Macedo, com o título “Centenário Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Um século de bons serviços”, editado pela A5Editora.
Fonte: Fesfba