Fachada Hospital 2017 AlineBastos 768x511

Santa Casa de Juiz de Fora firma convênio com universidade americana

Fachada Hospital 2017 AlineBastos 768x511A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora firmou parceria com a Universidade Johns Hopkins, localizada nos Estados Unidos, para aprimorar o serviço de transplantes do hospital juiz-forano. Por meio do acordo, uma pesquisa realizada pela universidade americana vai avaliar os benefícios do sistema de monitoramento de pacientes transplantados utilizado pela Santa Casa. A expectativa é que, posteriormente, também sejam oferecidos suporte técnico e capacitações.

O acordo foi firmado em setembro pelo coordenador do serviço de transplante da Santa Casa, Gustavo Fernandes Ferreira, com o chefe do serviço da universidade, durante congresso realizado em Barcelona, na Espanha. O objetivo é avaliar a área de tecnologia voltada para a análise de dados de pacientes utilizada no hospital. “Temos uma plataforma on-line, por meio da qual os pacientes se comunicam conosco diretamente. No entanto, é uma base de dados muito grande, e não temos ninguém capacitado no Brasil para avaliá-la. Assim, a universidade nos ajudará a entender como esse tipo de tecnologia tem beneficiado nossos pacientes”, explica o coordenador.

Segundo o médico, atualmente, 410 pacientes transplantados são acompanhados pela equipe da Santa Casa. Além de colaborar para o acompanhamento e tratamento destes pacientes, a parceria também vai contribuir para a melhoria e expansão do serviço de transplantes do hospital, que realizou o primeiro transplante de fígado de Juiz de Fora em agosto deste ano. A instituição também já está credenciada para realizar transplantes de pâncreas.

“Estamos com o serviço de pâncreas preparado para começar. Já temos um paciente na lista de espera e, assim que houver uma doação, o procedimento será realizado. Além disso, batemos o nosso recorde histórico: já fizemos 83 transplantes neste ano, sendo que o maior número de transplantes do hospital aconteceu em 2013, quando 81 procedimentos foram realizados (córnea e rim). Aumentamos nossa capacidade em transplantar, assim como nossa eficiência”, destaca o coordenador. Ainda conforme o médico, a captação de órgãos na região tem aumentado nos últimos meses, o que também tem beneficiado a população.

Fonte: Tribuna de Minas

Últimas Notícias

CMB participa de mais uma reunião do grupo de trabalho da Portaria SAES/MS 3.380/2025

CMB realiza abertura das turmas 3 e 4 do Programa Líderes da Saúde

Dra. Tânia Mara Coelho defende a contratualização e o diálogo como bases para o fortalecimento do SUS e das instituições filantrópicas

CMB participa do 28º Congresso Internacional UNIDAS, em Salvador

Eventos CMB

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB