Santa Casa de Marília promove assembleia e aprova relatório de atividades

Provedor da Santa Casa, Milton Tédde, fala aos membros da Irmandade e Conselho

A Santa Casa de Misericórdia de Marília realizou as assembleias da Irmandade e do Conselho de Administração. O objetivo foi submeter à análise e votação o Relatório de Atividades 2014, documento que aponta as realizações, atendimentos, captação de recursos, custos e investimentos da instituição. Na oportunidade, a diretoria executiva destacou a importância dos gestores manterem a pontualidade nos pagamentos referente aos convênios mantidos com o SUS (Serviço Único de Saúde).

Os dados consolidados, disponibilizados ao MS (Ministério da Saúde) e detalhados no relatório, confirmam a característica da Santa Casa de Marília como hospital cirúrgico e de Alta Complexidade. Durante 2014, a instituição realizou 10.516 procedimentos cirúrgicos, sendo 8.387 em pacientes que necessitaram de internação.

Considerando também o atendimento ambulatorial (que não necessita de internação), no ano passado 71,4% de todos os serviços oferecidos pelo hospital foram prestados à rede pública de saúde. Entre estes procedimentos estão, por exemplo, sessões de hemodiálise, cateterismo cardíaco, quimioterapia, exames laboratoriais e de imagem, fisioterapia, entre outros.

A Santa Casa trabalha atualmente com 186 leitos de internação, sendo 39 em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) distribuídos entre a REC (Unidade de Recuperação Cardiológica), UTI Geral Adulto, Queimados e UTI Infantil e Neonatal.

Para manter o hospital atualizado e fazer frente ao crescimento da demanda, no ano passado foram investidos R$ 1,7 milhão (59% de recursos próprios) em benfeitorias. Em máquinas e equipamentos foram mais R$ 3,2 milhões (22% da própria instituição).

O provedor da Santa Casa, empresário Milton Tédde, afirmou que o hospital tem atualmente uma gestão equilibrada e segue a missão de promover saúde com dedicação, qualidade e humanização, valorizando a vida. “Trabalhamos com transparência e gestão profissionalizada, mas os desafios que envolvem a saúde são imensos e precisamos da compreensão da sociedade”, disse.

Membro da Irmandade e empresário em Marília, Gilberto Joaquim Zochio lembrou a importância do complexo de saúde para o atendimento à população de Marília e região (referência para 62 municípios). Ele destacou que os recursos provenientes do SUS são fundamentais para a continuidade do atendimento e lamentou o atraso em repasses.

“Sem receber estes valores, fica difícil administrar. São atendimentos que já foram feitos e a falta desse recurso pode comprometer a capacidade de crédito da instituição. Além de aumentar o teto, o governo federal precisa fazer esses pagamentos com pontualidade, para que o município (gestor do convênio SUS) repasse à instituição também nas datas esperadas e resolva esse gargalo”, disse.

POR DENTRO DA IRMANDADE – A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília foi formada há 85 anos pelo pioneiro Bento de Abreu Sampaio Vidal, com o objetivo de gerir o patrimônio doado por ele à comunidade para oferecer assistência em saúde à população.

Ao longo das décadas, o corpo de voluntários se renovou. Com a inserção dos novos integrantes, no sábado, dia 21, o legado de Bento de Abreu está sob a responsabilidade de 47 cidadãos de Marília, que tiveram indicação e ingresso aprovado pela Irmandade. Foram duas novas admissões: Jair Jayme Rubira (servidor estadual) e Levi Gomes de Oliveira (administrador). Nenhum membro do grupo tem remuneração.

Além da Irmandade, a estrutura organizacional da Santa Casa de Marília conta com os diretores executivos contratados, liderados pela superintendente Kátia Ferraz Santana. Há ainda o Conselho de Administração (voluntários eleitos dentro da Irmandade, no corpo de funcionários e na comunidade). As atribuições são a análise e aprovação do Relatório Anual de Atividades, os demonstrativos contábeis e financeiros, as proposta de orçamento e os programa de investimento, entre outros. O grupo também é responsável pela escolha da mesa diretora (atualmente sob provedoria de Milton Tédde), por meio do voto.

Fonte: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Marília (SP)

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB