Santa Casa de Montes Claros (MG) recebe Prêmio Nacional de Direitos Humanos

A Santa Casa de Montes Claros, por meio da Maternidade Irmã Beata, foi agraciada com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Presidência da República, em reconhecimento ao trabalho realizado pela instituição.

O maior hospital do Norte de Minas, bem como outras instituições do Estado, foi agraciado na categoria “ Acesso à Documentação Básica”, pelo desempenho do Projeto Unidades Interligadas de Registro Civil de Nascimento, que presta relevante contribuição para a erradicação do sub-registro civil de nascimento e garantia do acesso à documentação básica, fator determinante para o pleno exercício da cidadania.

A maternidade Irmã Beata possui 31 leitos e realiza cerca de 450 partos por mês. O setor possui o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde em reconhecimento às ações de estímulo ao aleitamento materno e redução da mortalidade materno-infantil, além de ser referência em Maternidade de Alto Risco na região.

Para o Superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, a Santa Casa é merecedora desse prêmio, pois, cumpre, a cada dia, o papel de Hospital Amigo da Criança, oferecendo atendimento humanizado e o acesso à cidadania plena, benefícios garantidos desde os primeiros momentos da vida.

“Esse reconhecimento é motivo de orgulho e satisfação para toda a nossa equipe, fruto de intenso trabalho realizado em prol da erradicação do sub-registro civil e da manutenção dos direitos de todo cidadão brasileiro”, avalia.

Funcionamento

A Unidade Interligada de Registro Civil da Santa Casa está instalada na Maternidade Irmã Beata, em funcionamento desde maio de 2014, e até agora já realizou 4.180 registros de recém-nascidos vivos.

O serviço, que vem mais uma vez reafirmar o compromisso do hospital em desenvolver ações que proporcionem às mães e filhos a qualidade e segurança do atendimento humanizado, é fruto de parceria firmada com o Cartório de Registro Civil de Montes Claros, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Corregedoria-Geral de Justiça, o Governo Federal, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil).

Na Unidade Interligada, após o nascimento do bebê, os pais são encaminhados ao posto e apresentam a documentação necessária para o registro. O funcionário responsável envia os dados para a sede do cartório, via internet. O cartório recebe os documentos, faz o registro e emite a certidão de nascimento eletronicamente. Na Unidade Interligada, o preposto imprime a certidão, sela, carimba, assina e entrega ao declarante. Todo o processo dura cerca de 15 minutos. Ao receberem alta hospitalar, as mães já contam com a documentação, que assegura uma série de benefícios aos seus filhos.

Fonte: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Montes Claros (MG)

Últimas Notícias

EXPRESSINHO CMB – Semana de 3 a 7 de novembro de 2025

CMB participa de mais uma reunião do grupo de trabalho da Portaria SAES/MS 3.380/2025

CMB realiza abertura das turmas 3 e 4 do Programa Líderes da Saúde

Dra. Tânia Mara Coelho defende a contratualização e o diálogo como bases para o fortalecimento do SUS e das instituições filantrópicas

Eventos CMB

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB