A Santa Casa de Montes Claros, por meio de corpo clínico ético e altamente qualificado, investe em tecnologia para realizar técnicas cirúrgicas cada vez mais seguras, em benefício dos pacientes da região.
Prova disso é que no dia 17 de junho, a clínica de Cirurgia Vascular da Santa Casa de Montes Claros realizou o primeiro tratamento cirúrgico de varizes dos membros inferiores, com uso de laser.
O procedimento, pioneiro no Norte de Minas, foi realizado pelos cirurgiões vasculares Jovelino Pinheiro Costa, Raphael Cruz Mourão, Maurício Cleber de Paula Filho, Alessandro Mendes Soares e Sérgio Luiz Santos Guedes. A técnica beneficiou duas pacientes atendidas pelo SUS e alcançou o sucesso esperado pela equipe.
Técnica
De acordo com o cirurgião Raphael Cruz Mourão, existem novas e inovadoras técnicas para tratamento de varizes e os integrantes da equipe de cirurgia vascular da Santa Casa estão atentos a essas novidades.
“O endolaser é uma dessas técnicas e tem objetivo de tratar casos específicos de varizes, sem cortes, de forma minimamente invasiva, com menos dor pós-operatória e menor incidência de complicações”, ressalta.
Para isso, é utilizado um aparelho emissor de laser é conectado a um cateter (fibra) que é introduzido na variz a ser tratada. Esse laser destrói a variz internamente, sem a necessidade de corte. O laser endovenoso tem sido usado especialmente para tratamento de veias safenas defeituosas, podendo também tratar varizes de maior calibre.
O médico explica ainda que as cirurgias maiores e com maior quantidade de varizes necessitam de raquianestesia e as menores podem ser realizadas sob anestesia local.
“Havendo necessidade de realização da raquianestesia, o paciente necessita de período de internação de pelo menos 12 horas. Deverá manter um repouso relativo nas primeiras 24 horas, já podendo pisar mesmo no primeiro dia da cirurgia. Após a alta, é feito um controle pós – operatório no consultório”, conclui.
Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa de Montes Claros (MG)