A Santa Casa de Montes Claros, por meio da Maternidade Irmã Beata, promove o Encontro do Casal Grávido. O curso tem como objetivo proporcionar às gestantes atendidas pelo pré-natal da Santa Casa e familiares a oportunidade de aprender e refletir sobre a gestação, o nascimento e as necessidades do bebê.
A solenidade de abertura do curso, que será ministrado pela equipe multidisciplinar da Santa Casa e convidados, será realizado no Centro de Desenvolvimento Humano do hospital, no dia 28 de Julho, quinta-feira, a partir das 19h. Na programação, abordagem sobre temas relativos a alimentação, atividade física, alterações fisiológicas durante a gravidez, saúde bucal, tipos de parto, dentre outros.
Cuidados
De acordo com a gerente da Maternidade, Cristiane Câmara, o nascimento de um filho gera expectativas, dúvidas, ansiedade e até mesmo um medo de como cuidar desse novo ser.“Nos encontros realizados uma vez por mês, os futuros pais e familiares poderão tirar dúvidas sobre os cuidados básicos com o bebê: como vestir, cuidar do coto umbilical, dar banho, o que fazer quando o bebê chora ou quando tem cólica e ainda obter informações sobre amamentação, vacinação, dentre outros assuntos”, explica.
A Santa Casa é Hospital Amigo da Criança, por isso, o Encontro do Casal Grávido tem a perspectiva de somar aos demais projetos de apoio e incentivo à amamentação da instituição. O apoio e a promoção ao aleitamento materno se configuram em uma das mais seguras estratégias no combate à fome, desnutrição e mortalidade infantil.
Estrutura
A Maternidade Irmã Beata oferece 31 leitos para atendimentos de pacientes pelo SUS e 19 leitos destinados a convênios e particulares. Presta atendimento a gestantes de toda a região e realiza, em média, cerca de 450 partos por mês.
A Maternidade também é credenciada para atendimento a gestantes de alto risco, com investimentos em humanização e qualidade do atendimento, por meio do incentivo ao aleitamento materno e redução da mortalidade infantil, fatores que garantiram à Santa Casa o título de Hospital Amigo da Criança.
O setor também investe em cidadania, por meio da emissão do Registro Civil de recém-nascidos com o CPF, no qual as mães e bebês, ao receberem alta hospitalar, já saem da maternidade munidos do documento, que é o primeiro passo para o acesso a direitos e benefícios de todos os cidadãos.
Fonte: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Montes Claros (MG)