O Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) irá disponibilizar aos seus pacientes, a partir deste mês, a Braquiterapia Oftálmica com rutênio, um tipo de tratamento radioativo para tumores oculares.
No Brasil, a maioria desses casos é tratada retirando-se o tumor junto com o bulbo ocular (enucleação). No local, coloca-se uma prótese esférica (para dar volume) e outra estética que imita o olho. Mas agora, o HRC irá oferecer esse novo tratamento que tem como principal vantagem a preservação do bulbo ocular e em alguns casos, a visão. A braquiterapia oftálmica não danifica as estruturas que estão perto do tumor, como os ossos da face, pele, músculos e também não lesa os tecidos oculares como córnea, íris e cristalino, não provocando alterações estéticas. Esse procedimento é realizado sob anestesia.
A braquiterapia oftálmica é utilizada para destruir tumores intra-oculares como melanoma, metástases e outros tumores benignos do olho. O melanoma intra-ocultar é um tumor primário mais comum em adultos, com incidência calculada em seis casos para cada um milhão de habitantes.
Segundo o Oncologista Ocular Fábio Nogueira, responsável pelo serviço no HRC de Passos, a braquiterapia oftálmica é um grande avanço no tratamento de tumores oculares “Esse é o tratamento mais indicado para esses tumores, pois evita a mutilação e preserva a visão, quando possível” ressaltou. Ele ainda frisou que é importante estar atento aos sinais “Visitas periódicas ao oftalmologista e exames aumentam muito a chance de cura, se os tumores forem diagnosticados em fase inicial”.
São poucos os centros que realizam esse procedimento no Brasil. O tratamento envolve duas pequenas cirurgias: uma de colocação e outra de retirada da placa. A equipe é multidisciplinar, formada por físicos, radioterapeutas, oncologistas, oncologista ocular, oftalmologistas e enfermeiros. Uma equipe de físicos e radioterapeutas calculam a dose de radiação e o tempo em que a placa ficará implantada no olho do paciente, que recebe alta no dia da retirada da placa. Após a realização do procedimento, o paciente é reavaliado periodicamente pela equipe para acompanhamento do tratamento.
“Mais que enumerar nossas ações, queremos nos comprometer com o objetivo único de desenvolvimento com qualidade e ética acima de tudo. Respeito ao próximo, oftalmologia de qualidade e humanização no serviço prestado são as nossas metas sempre” destacou o provedor do hospital Vivaldo Soares Neto. Para mais informações sobre o novo tratamento, o telefone do Hospital Regional do Câncer é (35) 3529- 1340 ou (35) 3529-1454.
Fonte: Santa Casa de Passos (MG)