Neste sábado, 4 de outubro, a Santa Casa de Piracicaba, através do Centro de Prevenção de Riscos e Doenças e Promoção de Saúde – Saúde Inteligente, em parceria com a Rede Drogal, comemorará o Dia do Idoso com a 4º Caminhada entre gerações – um olhar para a terceira idade, evento beneficente que todo ano mobiliza Piracicaba e está entre as principais ações dentro do calendário da Prefeitura Municipal de Piracicaba.
O evento, que deverá mobilizar mais de 800 pessoas, começa logo cedo, às 8 horas, na Estação da Paulista, com Lian Gong, técnica oriental de exercícios para prevenir e tratar dores no corpo, seguida de alongamento. A saída para a caminhada, que percorrerá a Rua Boa Morte com destino à Praça José Bonifácio, num total de 1,5 km, está marcada para às 9 horas.
Na chegada, os participantes terão testes gratuitos para aferição de pressão e da glicemia, orientação multiprofissional e realização de teste de audiometria, além de brindes e atrações com show sertanejo. Os grupos de terceira idade já confirmaram presença na caminhada, que tem como objetivo promover a saúde, a inclusão social e estimular para a prática regular de atividade física.
De acordo com a assistente social do Saúde Inteligente, Karina Peruch, o envolvimento direto da Santa Casa Saúde no evento se dá como forma de reforçar o trabalho que a operadora de planos de saúde já desenvolve junto aos idosos através de programas de grupos de hipertensos, diabéticos e obesos, criados para desenvolver aspetos voltados à prevenção de riscos e doenças e promoção da saúde. “São pessoas que, além de acompanhamento médico e multiprofissional, têm acesso a atividades físicas, a exemplo da hidroginástica, caminhada e alongamento”, disse.
A caminhada inclui um Kit contendo uma camiseta DryFit, um boné, uma squeeze, uma toalha, um protetor solar, uma barra de cereal energética e uma bolsa EcoBag. A inscrição, ao custo de R$20,00, pode ser feita nas farmácias da Rede Drogal e também no Saúde Inteligente (Rua Silva Jardim, 1076, no Bairro Alto). A renda obtida será totalmente revertida para o Lar Betel e Lar dos Velhinhos, entidades que acolhem e prestam assistência a idosos.