Com o objetivo de capacitar hospitais públicos do Estado a otimizar o caminho da captação de recursos e doações, o Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) — considerado uma associação civil sem fins lucrativos — está promovendo encontros com 117 santas casas e hospitais filantrópicos paulistas.
Na manhã de terça-feira (28), representantes da Santa Casa de Araçatuba se reuniram com o consultor do instituto, José Hare, para falar sobre temas como: diagnóstico da situação do hospital, com as necessidades prioritárias; e a construção de um plano estratégico para a captação de recursos.
Como parte do projeto, será estabelecida uma rede virtual para uso dos hospitais participantes e para a interação com a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), parceira da Idis. “Os participantes terão acesso a um espaço para compartilhamento de experiências, documentos de interesse, grupos específicos, realização de fóruns, postagem de fotos e vídeos e também salas de bate-papo”, informou o Idis, por meio de nota.
SUSTENTÁVEL
Ainda segundo o instituto, os repasses recebidos do SUS (Sistema Único de Saúde) não cobrem as despesas dessas unidades, sendo que muitos hospitais estão diminuindo o número de atendimentos na rede pública como forma de atenuar o déficit operacional. “A ideia da parceria do Idis com a Fehosp é criar mecanismos de sustentabilidade para esses hospitais.”