Tributos sobre eletricidade para hospitais federais poderão ser reduzidos

O fornecimento de energia elétrica para os hospitais públicos federais poderá ser isento do pagamento das contribuições ao PIS/Pasep e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). É o que determina o Projeto de Lei 8649/17, em tramitação na Câmara dos Deputados.

O projeto é de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) e altera a Lei 10.865/04, que trata do PIS/Pasep e da Cofins.

Pela proposta, sobre a eletricidade fornecida aos hospitais não incidirão os dois tributos (alíquota zero), que são pagos pelas distribuidoras de energia, com base no faturamento. O objetivo da proposta, segundo o deputado, é reduzir os custos dos hospitais federais.

“A medida permite que os recursos economizados sejam direcionados para o custeio de insumos ou de outras atividades necessários à prestação dos relevantes serviços dessas instituições”, disse Cavalcante.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Últimas Notícias

CMB participa de mais uma reunião do grupo de trabalho da Portaria SAES/MS 3.380/2025

CMB realiza abertura das turmas 3 e 4 do Programa Líderes da Saúde

Dra. Tânia Mara Coelho defende a contratualização e o diálogo como bases para o fortalecimento do SUS e das instituições filantrópicas

CMB participa do 28º Congresso Internacional UNIDAS, em Salvador

Eventos CMB

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB