Uma data especial, que vai ficar marcada na memória. A manhã de 23 de dezembro foi a data escolhida pelos Doutores da Felicidade e os Missionários do Bom Samaritano para celebrar o Natal com as crianças internadas na Pediatria da Santa Casa de Montes Claros, em Minas Gerais. A comemoração mudou a rotina do setor e animou o cotidiano dos pequenos pacientes em tratamento no hospital.
Durante a comemoração, os voluntários, que desenvolvem trabalho de humanização na instituição, fizeram a alegria dos pequenos, com as tradicionais brincadeiras, muita música e diversão. Aproveitando o espírito de confraternização e união, o grupo realizou um momento de oração e reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal – o nascimento de Cristo – agradecendo a Deus pelo ano que termina e pela vida e saúde de todas as crianças.
Elas, por sua vez, viveram momentos de emoção, ao receberem a visita do Papai Noel, que, ao distribuir presentes e levar mensagens de paz e amor, encantou os participantes e fez a felicidade dos pequenos, manifestada na espontaneidade dos sorrisos e olhares.
Presente à comemoração, o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, agradeceu a presença dos voluntários e considerou a iniciativa um momento de alegria para o hospital, que com a presença de pessoas que atuam para trazer felicidade e esperança às crianças, que tanto precisam.
Essa também é a opinião de Maria Adna Batista, mãe do pequeno Artur, internado na pediatria. Segundo a dona de casa, a presença dos voluntários trouxe alegria e renovou os ânimos do filho, que estava triste por ter que passar o Natal no hospital.
“Essa iniciativa alegrou não só o meu filho, mas todas as crianças, que viveram momentos de amor e felicidade. Só tenho que agradecer a todos por todo o bem que fazem a eles”, diz, emocionada.
Para a terapeuta ocupacional da pediatria, Iara Ribeiro de Oliveira, atividades lúdicas, de celebração no ambiente hospitalar atuam no sentido de minimizar o sofrimento e a angústia das crianças e familiares, durante o período de internação, trazendo bem-estar, aumento da autoestima e auxiliando a recuperação da saúde.
“É fundamental que os pacientes e acompanhantes tenham um momento de confraternização, já que estão afastadas das atividades cotidianas. Percebemos em cada olhar o que há de mais bonito na época do Natal e desejamos a todos a esperança de dias melhores, com muito amor, paz e saúde”, conclui.
*Com informações da Santa Casa de Montes Claros (MG)