Unidade aceita calçados, bijuterias, brinquedos, utilidades domésticas e roupas em bom estado de conservação. Verba é destinada a eventos de integração de pacientes
Apesar dos tabus que ainda garantem ao câncer o estigma de “doença ruim”, os mais de 400 pacientes atendidos diariamente no CECAN (Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba) encontram na Unidade um ambiente onde a motivação e o otimismo garantem mais chances de sucesso ao tratamento. Isso porque, no CECAN, o ambiente tradicionalmente fechado, tenso e silencioso das clínicas oncológicas é quebrado pela dinâmica dos eventos realizados para promover descontração e integração entre médicos, funcionários e pacientes o ano todo.
Para estimular esse processo, o CECAN elabora uma programação cuidadosamente estabelecida para reverenciar o Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Mulheres, Festa Junina, Páscoa, confraternização e bingo de final de ano. Nestas datas, a equipe de funcionários se veste a caráter e a Unidade adquire perfis temáticos e personalizados, garantindo ao espaço um visual mais alegre e colorido e um clima ainda mais acolhedor a pacientes e familiares que recorrem ao CECAN para tratamento dos mais diversos tipos de cânceres. Segundo a funcionária Janice Barbosa, organizadora do brechó, os eventos são realizados com apoio da verba arrecadada por meio da venda de calçados, bijuterias, brinquedos, utilidades domésticas e roupas em bom estado de conservação. “São produtos doados por médicos, funcionários, pela comunidade em geral e, sobretudo, pelos próprios pacientes, que se empolgam e se envolvem em todas as atividades que direcionamos a eles”, disse.
Janice conta que qualquer pessoa pode doar objetos para o brechó. “Basta entrar em contato pelo (19) 2532.8200, em horário comercial, e manifestar o interesse em fazer sua doação”, esclarece. Ela lembra que todos podem participar do brechó, que acontece no período das 10 às 14 horas do próximo dia 25 de novembro, no pátio da Unidade de Radioterapia do CECAN, onde os objetos estarão expostos para venda ao custo de R$0,50 a R$30,00.
O médico oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN e incentivador da iniciativa, revela que mais de 75% dos atendimentos são feitos pelo SUS- Sistema Único de Saúde e o brechó apresenta-se como uma solução viável para auxiliar a proporcionar um atendimento cada vez mais humanizado. “Os eventos são complementados por palestras motivacionais e de esclarecimento sobre tratamento e prevenção do câncer”, disse.
Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Piracicaba (SP)