Para lembrar este 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos está apoiando a campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pastoral da Aids e do Ministério da Saúde (MS), “Cuide bem de você e de todos que você ama”, com foco na luta contra a Aids.
A campanha “Cuide bem de você e de todos que você ama” pretende sensibilizar para o cuidado. De acordo com a CNBB, “fazer o teste HIV é uma forma de cuidar de si e das pessoas que você ama. As peças da Campanha exploram essa ideia e acrescentam informações úteis sobre a epidemia, o HIV e a Aids, que muitas vezes são confundidos pela sociedade”.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o slogan remete a valores “essenciais na produção de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e saudável”. “É o conceito do amor e do respeito a cada um e ao próximo, isso é fundamental para a gente combater ainda os estigmas, o preconceito, a desinformação, que são produtores de muita dor, de muito sofrimento e muita doença”, afirmou.
Chioro disse também que nos 30 anos de luta contra a Aids no Brasil, aconteceram inovações tecnológicas e avanços no tratamento, fazendo com que atualmente haja uma naturalidade em relação às infecções. “É verdade que temos grupos na população que têm de 12 a 24 vezes mais chances de ter a infecção com o HIV, mas é importante que a sociedade brasileira e, particularmente, os jovens tenham a noção muito clara de que o HIV vai também expor à infecção pessoas que não fazem parte desses grupos”, ressaltou.
Segundo dados do Ministério da Saúde, são 720 mil pessoas que vivem com HIV/Aids no Brasil e 350 mil estão em tratamento. Além disso, cerca de 150 mil pessoas vivem com HIV e não sabem. A detecção precoce da doença, quando o teste anti-HIV é feito antes que alguns sintomas se manifestem, beneficia a pessoa com o novo protocolo adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento e reduz o risco de novas infecções.