Nesta quarta-feira (4), foi inaugurada na Unidade Pediátrica da SCBH, a ‘Classe Santa Casa BH’, espaço de convivência onde serão ministradas as aulas do projeto ‘Criança Hospitalizada’ criado pela Secretaria Municipal de Educação. A partir de agora, pacientes de 6 a 12 anos de idade matriculados na rede municipal de ensino passam a receber atendimento pedagógico-educacional no próprio hospital. Estiveram presentes na cerimônia a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, o secretário adjunto de Educação, Afonso Celso Barbosa, o superintendente-geral do Grupo Santa Casa BH, dr. Porfírio Andrade, o secretário executivo da Provedoria da SCBH, Carlos Renato Couto, representantes da Escola Municipal Carlos Gois – instituição parceira do projeto, convidados e funcionários da Secretaria Municipal de Educação e do GSCBH.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, o objetivo do projeto ‘Criança Hospitalizada’ é garantir às crianças o direito à educação e a continuidade no processo educativo de qualidade com a atenção da escola e do hospital: “nós queremos que elas se sintam acolhidas e que os pais fiquem tranquilos, pois a educação é um direito delas. Para desenvolver este trabalho, contamos com professores selecionados dentro de um processo sério, com um perfil técnico e psicológico preparado para lidar com o dia a dia de um ambiente hospitalar”.
Para o superintendente-geral do GSCBH, dr. Porfírio Andrade, o projeto vai promover a inclusão social e escolar dos pacientes: “o objetivo é amenizar os períodos de longa permanência no hospital e manter o vínculo do aluno à realidade escolar. A ‘Classe Santa Casa BH’ é o local adequado para essa integração entre crianças e professores e faz parte de um projeto grandioso. Queremos que os nossos pacientes se sintam cada vez mais felizes e dispostos.”
O projeto estimula o desenvolvimento educacional dos pacientes, evitando a evasão escolar e permitindo a continuidade do processo de aprendizado. Todas as crianças internadas na unidade poderão participar do projeto. A princípio, serão atendidas cerca de 40 crianças. Maria Clara, de 8 anos, é aluna da 3º série da Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros e já está estudando com as professoras no próprio hospital. Segundo a mãe da paciente, Adriana Vieira, as aulas são um momento de distração e estão ajudando na sua recuperação: “fico feliz pela oportunidade dada à minha filha. Ela é muito estudiosa e interessada. Estou emocionada ao ver a dedicação e motivação dela durante os atendimentos no leito”.
As aulas são ministradas de segunda a quarta e sexta-feira, das 13 às 17:30 h, por duas professoras. O planejamento e atendimento dos alunos são individualizados – a partir da análise do currículo escolar – e podem acontecer no espaço de convivência ou no leito, inclusive dentro da UTI quando o estado de saúde da criança permitir. Na efetivação do projeto, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou professores e material didático para a Santa Casa BH.
Foto: Almir Gomes/ GSCBH
Fonte: Assessoria Grupo Santa Casa BH