CAE aprova projeto de financiamento das santas casas

O Projeto de Lei do Senado 744/2015, que cria um programa de crédito subsidiado visando à superação da crise financeira das Santas Casas de Misericórdia e outras instituições filantrópicas que atendem o SUS (PRÓ-SANTAS CASAS), foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, nesta terça-feira (11). A sessão foi acompanhada pela CMB e por algumas Federações e entidades filantrópicas.

Ao relatório da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) foram acrescidas duas emendas do senador Eduardo Braga (PMDB-AM): a manutenção do plano estruturado de gestão e a limitação da operação de socorro financeiro ao estoque da dívida.

A relatora manteve ainda a exigência de que os hospitais observem o compromisso de ofertar a prestação de seus serviços ao SUS no percentual mínimo de 60%. Em caso de descumprimento, a entidade estará sujeita a penalidade prevista em outra emenda da relatora: a elevação em seis pontos percentuais da taxa de juros pactuada no financiamento enquanto durar a não conformidade.

O projeto, que tramitava em caráter terminativo no Senado, será analisado agora pela Câmara dos Deputados. Confira o texto final do projeto.

Justificativa
O autor do projeto, senador José Serra (PSDB-SP), ressaltou o papel das Santas Casas no atendimento aos pacientes do SUS e disse que a iniciativa teve origem em um projeto que ele desenvolveu na época em que foi ministro da Saúde, que foi chamado de “Proer das Santas Casas”. O Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer) contribuiu para o fortalecimento dos bancos no governo Fernando Henrique Cardoso, na década de 1990.

Serra lembrou que as Santas Casas vivem com um risco de descontinuidade de seu trabalho, tendo em vista o endividamento crescente. Em 2015, as dívidas ultrapassavam R$ 21 bilhões. Como solução, o senador propôs a criação do Programa Pró-Santas Casas, para disponibilizar recursos para capital de giro e investimentos em estrutura de atendimento aos usuários do SUS. A União deverá subvencionar as operações de créditos, que deverão ser oferecidas por todas as instituições financeiras oficiais federais, além de cobrir a diferença entre a taxa de juros subsidiada que as filantrópicas pagarão e o custo do dinheiro para os bancos (equalização). Para capital de giro, a taxa de juros das operações será correspondente à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), com prazo mínimo de carência de seis meses e de amortização de cinco anos.

Já para investimentos e reestruturação patrimonial, a taxa de juros proposta é de 0,5% ao ano, com prazo de carência de dois anos e amortização de 15 anos. Para custeio, os juros seriam correspondentes à TJLP, com carência de seis meses e amortização de cinco anos.

CMB
A Confederação participou de toda a tramitação do projeto, tendo contribuído para a construção da matéria e das emendas. Nessa segunda-feira, o presidente da CMB, Edson Rogatti, entrou em contato com alguns senadores e com todos os presidentes das Federações, solicitando que falassem com seus senadores na CAE, pedindo o apoio ao projeto. Para ele, o resultado da votação desta terça-feira, com a presença de parlamentares em número suficiente, foi fruto do empenho da CMB e de suas Federações. “Estamos satisfeitos. Se não tivéssemos trabalhado os senadores, talvez não teríamos o que comemorar. Mas ainda podemos fazer muito mais. Com o projeto chegando à Câmara dos Deputados, precisamos contar com o envolvimento e engajamento de todos, para mostrar aos parlamentares que nossos hospitais realizam um trabalho relevante e valoroso para o SUS”, disse Rogatti.

Com informações da Agência Senado

Foto: Gerdan Wesley

Últimas Notícias

Webinar de Treinamento em Cibersegurança do Programa CMB Protege apresenta diagnóstico nacional dos hospitais filantrópicos

Site oficial do 34º Congresso CMB já está disponível com todas as informações do evento

Lula assina medida provisória que autoriza uso do FGTS por entidades filantrópicas da saúde

Mirócles Véras acompanha evento no Hospital Santo Antônio – Obras Assistenciais Irmã Dulce com a presença do Presidente Lula

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB