CMB apoia campanha pela ética na Saúde

O presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CBM), Edson Rogatti, participa nesta quinta-feira (27), em São Paulo do Brasil Healthcare Compliance, promovido pela revista Diagnóstico, pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e pela Confederação Nacional de Saúde (CNS), com apoio do Instituto Ethos. O evento deve consolidar o Movimento pela Ética na Saúde, do qual a CMB é uma das signatárias.

Com o tema “Mais Ética na Saúde. O Mercado Precisa. A Sociedade Exige”, o principal objetivo do evento é propor mudanças e construir um novo modelo de relacionamento para o mercado de Saúde no Brasil. Durante o encontro, será assinado o Pacto pela Ética na Saúde – um documento que tem como objetivo ratificar o comprometimento do setor médico hospitalar brasileiro com práticas saudáveis de mercado e de propagação da ética no setor.

Todas as entidades signatárias do documento vão ter o apoio do Ethos para fazer da conduta moral parte integrante de suas rotinas de governança corporativa. Na oportunidade, a Anahp vai lançar oficialmente o seu Código de Conduta para o mercado. O documento vai nortear, entre outras diretrizes, a relação de seus associados com o trade de saúde, sob o ponto de vista de compliance, que é a obrigação da empresa e todos os seus colaboradores em cumprir as leis e regulamentos.

“Para a CMB, participar desse movimento é ir ao encontro das demandas sociais atuais. Queremos cuidar não apenas da saúde física dos nossos pacientes, mas sermos colaboradores da mudança do País”, afirmou o presidente da CMB, Edson Rogatti.

Segundo os organizadores do movimento, a ideia é adotar uma cultura de compliance que tenha o mesmo peso que ter uma acreditação e certificação de qualidade. Hoje, apenas as multinacionais de saúde possuem um código de conduta, que baliza toda sua cadeia produtiva. O objetivo é que os hospitais passem a adotar e exigir uma postura ética tanto de seus fornecedores quanto de seus colaboradores.

Além da CMB, a campanha já conta com a participação de vários hospitais, como o Grupo Mãe de Deus, Rede Mater Dei Saúde, Hospital Moinho de Vento, Hospital Nove de Julho, Samaritano e Sírio Libanês; e de entidades representativas, como a Associação Brasileira da Indústria Importadora de Medicamentos (ABIMED), a Associação Brasileira de Medicina (ABRAMED), a Unimed, a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp), entre outros.

Mais informações: www.maisetica.com.br.

Últimas Notícias

EXPRESSINHO CMB – Semana de 23 a 27 de fevereiro de 2026

CMB marca presença no Welcome Saúde 2026

Fehosp realiza 35º Congresso Anual com programação presencial em Campinas

EXPRESSINHO CMB – Semana de 09 a 13 de fevereiro de 2026

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB