No início do mês de maio o Presidente da CMB, Saulo Coelho, recebeu honroso convite para um almoço com a Diretoria do Banco Santander, na sua sede em São Paulo, para debater alguns pontos relativos às santas casas e hospitais filantrópicos, com destaque para o equacionamento da dívida bancária dessas instituições.
O convite foi prontamente aceito e o almoço agendado para esta terça-feira (04/06) no 27º andar da sede do Santander na Av. Juscelino Kubistchek, Vila Olímpia. O presidente se fez acompanhar do superintendente da CMB, José Luiz Spigolon, e do assessor Gonçalo de Abreu Barbosa, sendo recebidos pelos membros da Diretoria de Governos & Instituições Túlio Agnesini, Romualdo Rago Fonseca, Wagner Rogério de Lima e Ulisses Salim Luar de Souza.
Por aproximadamente quatro horas o assunto santas casas e hospitais filantrópicos dominou a pauta da reunião, com os representantes da CMB fazendo uma retrospectiva do surgimento, desenvolvimento e a atuação dessas centenárias instituições no âmbito da saúde no território nacional, a dimensão atual do segmento, com papel preponderante e destacado na prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Ênfase foi dada à atual situação de crise do setor, provocada pelo subfinanciamento da saúde pública pelo Governo Federal, a frustração da inoperância, até aqui constatada, da linha de crédito disponibilizada pelo BNDES para a reestruturação das dívidas acumuladas por esses hospitais.
O Santander reconhece a importância do papel desempenhado pelo segmento filantrópico na saúde, sendo fator decisivo no pleno acesso da população brasileira às ações e serviços de responsabilidade do SUS. Enxerga o setor como hospitais públicos não estatais. Por essa razão, está estudando com profundidade como o banco poderá vir a contribuir para ajudar essas instituições a continuarem cumprindo a missão de servir a população brasileira.
Os representantes da CMB saíram dessa reunião com a forte convicção de que o Santander está disposto a se tornar um grande parceiro das santas casas e hospitais filantrópicos por ela representados.