A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) participou, nesta quinta-feira (23), da 4ª Reunião do Comitê de Acompanhamento para implantação, implementação e operacionalização do Programa “Agora Tem Especialistas”, promovida pelo Ministério da Saúde.
O encontro, conduzido pelo Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, teve como pauta principal a atualização dos componentes do programa, que busca ampliar o acesso da população aos atendimentos especializados por meio da rede pública, com a colaboração direta das entidades filantrópicas e dos hospitais de excelência parceiros do SUS.
A CMB integra oficialmente o Comitê de Acompanhamento do programa, com representação do presidente Mirócles Campos Véras Neto como titular, e de Flaviano Ventorim, Mário César Homsi Bernardes, Monaliza Santos, Tereza de Jesus e Jader Pires como suplentes.
Durante a reunião, foram apresentadas contribuições técnicas de diversos órgãos estratégicos do Ministério da Saúde e entidades do setor, incluindo a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e representantes dos hospitais de excelência do Proadi-SUS, além da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Associação Médica Brasileira (AMB) e AgSUS.
A presença da CMB reafirma o compromisso institucional da Confederação com o fortalecimento da rede filantrópica e com a construção conjunta de políticas públicas que assegurem a sustentabilidade das Santas Casas e hospitais beneficentes que prestam atendimento ao SUS.
“A participação da CMB nesse comitê técnico reforça nossa missão de contribuir ativamente com soluções que ampliem o acesso e qualifiquem a assistência especializada no país”, destacou o presidente Mirócles Véras.
O Programa Agora Tem Especialistas é uma iniciativa estratégica do Ministério da Saúde que integra ações de Atenção Especializada, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, com foco na redução das filas e na melhoria do atendimento especializado à população brasileira.