Para mobilizar a sociedade e alertar os órgãos públicos sobre a grave situação da Santa Casa BH, o Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte promoverá, no dia 15 de maio (segunda-feira), às 14 horas, um abraço simbólico ao hospital. A ação tem o objetivo de fazer com que a população, médicos, funcionários, parceiros e pessoas que recebem ou já receberam atendimento na instituição unam forças para lutar para que a Santa Casa BH continue prestando um atendimento de qualidade a milhares de mineiros.
Com 118 anos de funcionamento, o maior hospital de Minas Gerais está passando por um dos momentos mais difíceis da sua história. Por não receber reajuste nos valores dos procedimentos pagos pelo SUS há 10 anos e pelos problemas enfrentados devido aos atrasos de repasses por parte do Estado e município, a instituição já fechou 40% dos seus leitos (430 de um total de 1.086) para atendimento de cirurgias eletivas e de alta complexidade. Estão sendo feitas somente internações nos quais o pleno atendimento do paciente esteja assegurado, com insumos, medicamentos e infraestrutura necessária.
O ‘Abraço à Santa Casa BH’ será em frente ao prédio principal da instituição, na Av. Francisco Sales, 1.111 – Santa Efigênia.
Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa BH