Cerimônia será realizada nessa quinta-feira, 13, com entrega de troféus aos principais destaques da saúde no estado
A Santa Casa da Bahia conquistou três categorias do prêmio Benchmarking Saúde Bahia 2016, são elas: Ação Social, Hospital Filantrópico e Hospital Filantrópico Compliance, os dois últimos referentes às ações do Hospital Santa Izabel. A premiação, uma das mais expressivas da área no estado, avalia critérios como inovação, novos investimentos, credibilidade e visibilidade de mercado. A entrega dos troféus será realizada dia 13 de outubro, no Solar Cunha Guedes, Corredor da Vitória.
Como Hospital Filantrópico, o HSI foi reconhecido pela valiosa contribuição com o desenvolvimento da saúde no estado e no Brasil. Sempre em busca da excelência operacional, o Hospital Santa Izabel comemora o prêmio que levou em consideração o volume e qualidade de atendimento SUS, corpo clínico eficiente, os investimentos realizados em tecnologia e gestão, sua moderna estrutura, as técnicas de administração e os novos padrões de eficiência implantados. Aliado a isso, o Santa Izabel lembra ainda a grande conquista deste último ano, quando obteve o nível mais importante de certificação: a Acreditação com Excelência – Nível 3, a qual adotou a metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que prioriza a segurança do paciente, o gerenciamento de risco e da rotina e indicadores de qualidade e desempenho. No Brasil, menos de 2% das unidades de saúde possuem essa certificação máxima. “Essa conquista é mais um indicativo seguro de que o Hospital Santa Izabel vem trilhando o caminho certo, ao adotar uma estratégia de gestão profissionalizada e eficiente, que incorpora produtividade e padrão de qualidade”, destaca Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia.
Entre os princípios que fizeram a instituição ser destaque também em compliance está a gestão profissionalizada, a constante busca pelo desenvolvimento da organização e a preocupação de se comunicar de forma clara e precisa com os diferentes públicos. Além disso, a Santa Casa da Bahia criou um Comitê de Compliance, cujas atividades buscam revisar o Código de Ética e Conduta, entre outros. “A atuação do Hospital Santa Izabel se baseia em práticas de cidadania, ética, justiça social e solidariedade, e tem como norte princípios de humanismo, pioneirismo e excelência”, reforça o provedor.
A Santa Casa da Bahia conquistou ainda, pela quarta vez, o primeiro lugar na categoria Ação Social, reconhecimento pela assistência disponibilizada à população, com atendimentos gratuitos que a instituição realiza a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “O sentimento de dever cumprido é muito grande, ainda mais por fazermos tudo praticamente sozinhos, com a ajuda dos nossos parceiros e de alguns doadores que se sensibilizam com a nossa causa”, afirma Roberto Sá Menezes.
Durante a cerimônia, na quinta-feira (13), receberão os prêmios:
Hospital Filantrópico – Eduardo Queiroz, superintendente de saúde da Santa Casa da Bahia, representando o Hospital Santa Izabel
Hospital Filantrópico Compliance – Manoelito Souza, superintendente de serviços corporativos, representando o Hospital Santa Izabel
Ação Social – Lícia Valente, gerente de Ação Social, representando a Santa Casa da Bahia
Sobre a Santa Casa da Bahia
Fundada em 1549, mesmo ano da cidade de Salvador, a Santa Casa da Bahia foi a única entidade do Estado a prestar assistência aos baianos por cerca de 200 anos. Hoje, além de atuar na área de saúde, presta serviços em ensino e pesquisa, cultura, assistência social e educação infantil. Fazem parte da Santa Casa da Bahia o Hospital Santa Izabel, a Casa de Saúde Solange Fraga, a Unidade Álvaro Lemos, o Museu da Misericórdia, a Pupileira, o Centro de Memória Jorge Calmon, o Cerimonial Rainha Leonor, o Cemitério Campo Santo, sete Centros de Educação Infantil, o Programa Avançar – Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação do Bairro da Paz e outros projetos. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, da Prefeitura Municipal de Salvador, e a Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto, do Governo do Estado da Bahia.
Fonte: Assessoria de imprensa da Santa Casa da Bahia