Gestores de 383 instituições participam da aula inaugural do curso Formação e Atualização de Executivos Hospitalares, promovido pela CMB Academy em parceria com a 8SR – Gestão & Valor em Saúde.

A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB deu início, na noite desta terça-feira (22), a mais um capítulo do maior programas de capacitação já realizados no setor filantrópico de saúde: o Programa Líderes da Saúde – CMB Academy.
O encontro inaugural marcou o início das aulas, de duas turmas, do curso Formação e Atualização de Executivos Hospitalares, desenvolvido em parceria com a 8SR – Gestão & Valor em Saúde. Programa, que conta com mais de 600 alunos de 383 instituições localizadas em 352 cidades de 20 estados brasileiros, divididos em quatro turmas.
Durante a abertura, o presidente da CMB, Mirócles Campos Véras Neto, ressaltou que a iniciativa representa um marco para toda a rede filantrópica e reflete o compromisso da Confederação com a formação, o fortalecimento da gestão e a sustentabilidade das instituições. “Hoje damos as boas-vindas aos mais de 300 gestores e profissionais que participam das turmas da 8SR. Este é um projeto muito especial para a CMB, pois reflete o nosso compromisso com o fortalecimento da gestão, da liderança e da sustentabilidade das instituições filantrópicas em todo o país”, afirmou.
Mirócles destacou ainda o propósito de longo prazo da CMB com a qualificação de lideranças: “A formação de líderes é o caminho mais seguro para garantir que as nossas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos continuem cumprindo sua missão com excelência e humanidade. Este é um investimento em pessoas — porque são as pessoas que constroem a saúde e fazem a diferença todos os dias.”
O diretor-geral da CMB, Mário César Homsi Bernardes, destacou a dimensão inédita do projeto e a força das parcerias que o tornaram possível. “É uma alegria reunir gestores de tantos estados e instituições num mesmo propósito: aprender e compartilhar conhecimento. Este projeto é fruto de um trabalho de seis anos, de uma gestão eficiente conduzida pelo presidente Mirócles Véras e pelo vice-presidente Flaviano Feu Ventorim, que permitiu à CMB investir mais de R$ 1,5 milhão nesta grande iniciativa nacional”, afirmou.
Ele também reforçou o impacto do programa na qualificação de gestores hospitalares: “Estamos construindo conhecimento que ninguém poderá tirar de vocês. É uma oportunidade única de aplicar, nos nossos hospitais, uma gestão qualificada e de altíssimo nível.”
O CEO da 8SR, Luiz Santin, destacou o alcance nacional do curso e o entusiasmo da equipe em fazer parte de um movimento de transformação da gestão hospitalar filantrópica. “Estamos muito felizes com a adesão de quase 20 estados e centenas de gestores conectados. Agradeço à CMB, ao presidente Mirócles, à Monaliza, à Gabriela e a todos os parceiros que acreditaram nesse projeto desde o início. A capacitação no setor filantrópico é mágica, e o CMB Academy está transformando esse propósito em realidade”, disse.
Santin também agradeceu à equipe da 8SR pelo trabalho técnico e operacional que possibilitou colocar o programa no ar: “Foram muitas horas de bastidores para que tudo acontecesse com qualidade e eficiência. Hoje celebramos o início de uma jornada que será longa, produtiva e inspiradora.”
Um programa nacional para fortalecer a gestão hospitalar filantrópicos
O Programa Líderes da Saúde – CMB Academy é uma iniciativa pioneira da Confederação para capacitar gestores de Santas Casas e hospitais filantrópicos em todo o país. Além da parceria com a 8SR, o programa conta também com turmas conduzidas pela Fundação Dom Cabral e pelo Centro Universitário São Camilo, totalizando mais de mil vagas em diferentes formações.
As turmas da 8SR iniciaram nesta terça-feira (22), com aulas ao vivo e conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências executivas, gestão hospitalar moderna e liderança estratégica. Já as turmas da Fundação Dom Cabral e da São Camilo terão início entre outubro e novembro, com cronogramas específicos e conteúdos adaptados a diferentes perfis de liderança.
Estrutura do curso
Formação e Atualização de Executivos Hospitalares
- Modalidade: 100% online (aulas ao vivo)
- Carga horária total: 72 horas (6h por módulo – 4h de aula + 2h de atividades)
- Acesso: aulas gravadas e disponíveis por até 3 meses após o encerramento
- Calendário: aulas às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, com divulgação prévia de eventuais alterações
- Plataforma: ambiente virtual de aprendizagem exclusivo, acessível a todos os alunos das 4 turmas
Sobre a CMB Academy
A CMB Academy é a plataforma de capacitação e desenvolvimento da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), criada para formar lideranças, promover a excelência em gestão hospitalar e fortalecer o setor filantrópico brasileiro.
Com programas estruturados em parceria com instituições de referência, a CMB reafirma seu papel de liderança nacional na construção de um futuro sustentável e qualificado para a saúde filantrópica e o Sistema Único de Saúde (SUS).