A partir da primeira semana de março, crianças internadas na Santa Casa BH passam a receber atendimento pedagógico-educacional, dentro do próprio hospital, através do projeto ‘Criança Hospitalizada’.
Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o trabalho promove a inclusão social e escolar de pacientes de 6 a 12 anos de idade matriculadas na rede municipal de ensino.
A inauguração da ‘Classe Santa Casa BH’, espaço de convivência onde serão ministradas as aulas, será realizada no dia 4 de março, às 15 horas, na Unidade Pediátrica (av. Francisco Sales, 1111, 3º andar – Santa Efigênia).
O atendimento educacional hospitalar tem como objetivo estimular o desenvolvimento educacional dos pacientes, evitando a evasão escolar e permitindo a continuidade do processo de desenvolvimento e aprendizado. Todas as crianças internadas no hospital poderão participar do projeto.
A princípio, serão atendidos cerca de 40 pacientes. As aulas serão ministradas de segunda a quarta e sexta-feira, das 13 às 17:30h, por duas professoras. O planejamento e atendimento dos alunos serão individualizados – a partir da análise do currículo escolar – e podem acontecer no espaço de convivência ou no leito, inclusive dentro da UTI quando o estado de saúde da criança permitir.
Na efetivação do projeto, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou professores e material didático para a Santa Casa BH.
Foto: Almir Gomes/GSCBH