Debate sobre financiamento da saúde está apenas começando, diz ministro

O ministro da Saúde, Arhtur Chioro, destacou, nesta quarta-feira (29), o processo de discussão para se definir uma nova fonte de financiamento para a saúde. Segundo Chioro, esse processo mobiliza trabalhadores, gestores e pesquisadores, em todo o país.

“Não podemos apenas identificar quanto de recurso [o setor] precisa ter. Também precisamos identificar quais são as fontes desse recurso. E esse debate está apenas começando”, acrescentou o ministro.

Ele disse que as possibilidades estudadas pelo governo incluem, por exemplo, a taxação de grandes fortunas, a taxação progressiva de heranças, contribuições financeiras e a melhor utilização de recursos do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais (Dpvat). Ainda de acordo com o ministro, as opções estão sendo estudadas de forma isolada e combinadas.

“O importante é que consigamos construir uma estratégia em que os recursos sejam suficientes, permanentes, adequados às necessidades do nosso Sistema Único de Saúde [SUS}, mas gastos com muita qualidade e transparência.”

Após participar de audiência pública promovida pelas comissões de Seguridade Social e Família, de Fiscalização Financeira e Controle e de Relações Exteriores e Defesa Nacional, na Câmara dos Deputados, Chioro avaliou que é preciso encontrar uma solução para o financiamento da saúde que seja de médio e longo prazos, já que a população brasileira registra um envelhecimento em ritmo acelerado.

“Temos incorporações tecnológicas crescentes no campo da saúde. Os custos da assistência, tanto no campo da prevenção quanto do tratamento, vão ficando cada vez mais altos. Temos de conseguir planejar e absorver esse direito das pessoas a partir dos recursos públicos”, ressaltou Chioro.

Ele evitou assumir um posicionamento pessoal sobre a fonte de financiamento que considera mais adequada para a saúde no momento, mas não descartou a possibilidade de volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). “Estou me apropriando, cada vez mais, vendo vantagens e desvantagens. Mais importante do que simplesmente definir qual a fonte, é o envolvimento da sociedade, do Congresso Nacional [na discussão].”

Fonte: Agência Brasil – Paula Laboissière – repórter Edição: Fábio Massalli

Últimas Notícias

Lives sobre o Mutirão de Cirurgias: Fehosp e Federassantas fortalecem a parceria para o sucesso da ação

Mutirão Nacional de Cirurgias: CMB e Ministério da Saúde divulgam guias e ferramentas para hospitais filantrópicos

EXPRESSINHO CMB – Semana de 01 a 05 de dezembro de 2025

CMB participa de live da Fehosp sobre o mutirão de cirurgias dos filantrópicos: esclarecendo dúvidas e fortalecendo a parceria com o SUS

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB