Mais Córneas para Doação

Foi realizada no último domingo (01/04) na Santa Casa de Jahu um procedimento de captação de córneas. De acordo com a Comissão Intra-Hospitalar de Transplante (CIHT) a família do paciente que veio a óbito consentiu a doação porque a pessoa havia manifestado o desejo de doar os órgãos ainda em vida.Foi realizada no último domingo (01/04) na Santa Casa de Jahu um procedimento de captação de córneas. De acordo com a Comissão Intra-Hospitalar de Transplante (CIHT) a família do paciente que veio a óbito consentiu a doação porque a pessoa havia manifestado o desejo de doar os órgãos ainda em vida.

Só neste ano foram captadas pela Santa Casa 20 córneas, e no ano passado foram 91 viabilizadas pelo trabalho da equipe. Segundo a enfermeira coordenadora da CIHT, Luciane Carraro, os órgãos são encaminhados para Botucatu onde uma central realiza um tratamento especial e aguarda um chamado para onde vai ser realizado o transplante. A coordenadora destaca que a doação de qualquer órgão é feita com total sigilo, de acordo com norma já estabelecida.

Ainda, de acordo com a enfermeira, os órgãos são regulados por uma central de transplantes, sendo que na hora dos procedimentos de captação equipes especializadas são acionadas e vem para o hospital, assim que é diagnosticada a morte cerebral do paciente cuja família tenha autorizado as doações.

A Comissão Intra Hospitalar de Transplante da Santa Casa é composta por uma equipe de multiprofissionais, com currículo de vários cursos e treinamentos na área, sendo um médico, quatro enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. A finalidade é organizar rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. A partir deste mês de abril vão ser capacitados mais um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem para atender o aumento da demanda das doações.

Fonte: Assessoria Santa Casa de Jahu

Últimas Notícias

Webinar de Treinamento em Cibersegurança do Programa CMB Protege apresenta diagnóstico nacional dos hospitais filantrópicos

Site oficial do 34º Congresso CMB já está disponível com todas as informações do evento

Lula assina medida provisória que autoriza uso do FGTS por entidades filantrópicas da saúde

Mirócles Véras acompanha evento no Hospital Santo Antônio – Obras Assistenciais Irmã Dulce com a presença do Presidente Lula

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB