Após participar da reunião sobre a jornada de trabalho dos enfermeiros na última quinta-feira (3), Edson Rogatti, acompanhado do superintendente da CMB, José Luiz Spigolon e do deputado federal Darcísio Perondi, foram recebidos por Fausto Pereira dos Santos, Secretário Executivo do Ministério da Saúde.
O objetivo da visita foi apresentar oficialmente Edson Rogatti como novo presidente da CMB e assim solicitar a continuidade das discussões apresentadas ao ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a partir da agenda proposta pela Confederação no ano passado. Em nome do órgão, Fausto ressaltou as dificuldades no orçamento deste ano, mas disse que há possibilidade de retomar a pauta em junho, com chance real de implementação da segunda fase do IAC, e correções na primeira etapa do programa. A CMB aproveitou a oportunidade para relatar que há instituições que não conseguiram finalizar a contratualização dentro do prazo e solicitou uma solução para a situação desses hospitais.
Fausto também se comprometeu em auxiliar o setor na questão do BNDES, para que avance em outros Estados assim como aconteceu em São Paulo. Abordou ainda a regulamentação da filantropia, que deve ser assinada pela presidente Dilma Rousseff na próxima semana. Dificuldades com a linha de crédito Caixa Hospitais, como por exemplo os juros e multas de alto valor quando a instituição pede a quitação do empréstimo antes do prazo final também foram pauta. O deputado Perondi já está agendando uma reunião com o vice-presidente da Caixa para debater a questão.
Outro assunto abordado durante o encontro foi a regulamentação do PROSUS pelo Ministério da Saúde. Segundo o representante, ela ainda não saiu devido a dificuldades no contrato com o Banco do Brasil, e o MS tem se empenhado para solucionar isso rapidamente. Fausto ainda desejou sucesso e declarou total apoio a Edson Rogatti, reforçando que o Ministério está de portas abertas para a CMB. Ele confirmou sua presença no 23º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, evento promovido pela Fehosp, que será realizado entre os dias 6 e 9 de maio, no Guarujá – São Paulo. A reunião foi encerrada com a solicitação de agendamento de uma audiência com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, nos próximos dias.