A Santa Casa de Montes Claros é a principal referência em tratamento de câncer no norte de Minas. Com a proposta de integrar e humanizar a assistência prestada a pacientes particulares e de convênios, o serviço, que oferece atendimento ambulatorial e quimioterapia, está com nova estrutura.
Desde o mês de outubro, a equipe multidisciplinar formada pelas oncologistas clínicas Cláudia Teixeira, Juliana Arruda, Romana Barbosa, Sabrina Gomes Cabral, hematologistas, enfermeira, nutricionista e psicóloga atendem na Clínica de Radioterapia Radialis, localizada na Avenida Mestra Fininha, 621, Centro.
A oncologista Romana Barbosa ressalta que, hoje, o tratamento oncológico deve ter como um dos focos a integralidade da assistência ao paciente, através da multi e interdisciplinaridade entre os profissionais.
“O paciente precisa ser visto com um todo e não como um portador de uma doença. Daí a importância da equipe multiprofissional para acolher, julgar e realizar a estratégia terapêutica que melhor atende àquele paciente específico. Isso traz segurança ao paciente e família, ao saber que todos os profissionais estão envolvidos com a situação”, conclui.
Realidade
A estimativa para o Brasil, no biênio 2016-2017, de acordo com O INCA – Instituto Nacional do Câncer, aponta a ocorrência de cerca de 600 mil novos casos de câncer. Exceto o câncer de pele não melanoma (aproximadamente 180 mil novos casos), ocorrerão cerca de 420 mil casos novos de câncer. Os dados mostram ainda que os cânceres de próstata (61 mil casos ) em homens e mama (58 mil casos em mulheres) serão os mais frequentes. No Norte de Minas, o câncer de mama, próstata e os tumores do aparelho digestivo são os mais prevalentes.
Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Montes Claros (MG)